Na Sessão de hoje, 04/06 o parlamentar Sinvaldo Góis lamentou que a Vereadora Ivoni Andrade foi fiscalizar e foi barrada ao tentar entrar no estabelecimento público que seria destinado a ser hospital de retaguarda em Itabaiana. Cobrou do Prefeito atual a manutenção de bairros e colégios, que segundo ele, estão abandonados. Por fim, elogiou o ex prefeito de nossa cidade. O vereador José Teles de Mendonça rebateu o pronunciamento de Sinvaldo, ressaltando que ele perde muito tempo com críticas e ressaltou que os Itabaianenses sabem quem realmente trabalha pela nossa cidade. Falou das obras realizada pelo atual gestor, especialmente o centro integrado de esportes no Luiz Gonzaga, inclusive pediu a todos os vereadores para visitar a obra.
O vereador José Virtuozo da Silva Filho explicou as indicações 63 e 65 de sua autoria. Falou também que irá indicar a criação de da lei de microchipagem e pedirá para incluir nos debates o combate ao abandono de animais. O vereador Moises Mendonça Mota falou sobre a falta de UTI em nossa cidade, ressaltando que é contrário a informações erradas e a situação de Itabaiana em não ter UTI equipada é bastante preocupante. Falou que o município, mesmo diante da crise, está se saindo bem, pois os servidores estão recebendo em dias e obras continuam sendo realizadas. O vereador Paulo Messias Santos falou sobre a senhora que estava relatando a situação ruim em que sua casa se encontrava, pedindo a compreensão do Prefeito para ajudar a mesma. Pontuou também que a atual gestão deve criar barreiras sanitárias que testem temperatura, a exemplo de outras cidades.
O vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira rebateu o pronunciamento de Sinvaldo Gois. Perguntou ao vereador onde está a indignação de saber que Itabaiana não tem UTI equipada. Pediu que os vereadores façam requerimento para que sejam criados leitos em nosso hospital, inclusive solicitando para que seja realizada audiência junto secretário de saúde de Sergipe. O vereador Fabio de Jesus Costa Santos falou que uma equipe da universidade de pelotas estará realizando uma pesquisa com testes rápidos a domicilio. Relatou sobre o trabalho social que tanto ele quanto o atual gestor estão fazendo para o combate ao COVID-19. O vereador Wagner Menezes agradeceu a todos que se solidarizaram trazendo palavras de conforto e carinho após morte de sua filha.
O vereador Carlos Vagner Ferreira de Santana falou sobre a casa de taipa da senhora e que o município está analisando meios para ajudá-la. Argumentou que tem vereador que foi simplesmente para disseminar politicagem, visto que este mora próximo e há anos e nunca fez nada. Disse que hoje protocolou na câmara indicação para aquisição de ambulância com UTI. O vereador José Roberto Oliveira falou sobre exemplos no combate ao COVID-19. Disse que Itabaiana precisa de testes rápidos, isolamento e outras medidas de garantam a proteção da saúde da população. Aparteado pelo vereador Marcos Oliveira que informou que chegarão 6 mil testes, relatando que será uma parceria com a UFS. Com relação a insalubridade disse que sugeriu que aos servidores que estão trabalhando nessa pandemia recebam gratificação. Quanto a construção de uma UPA ele disse que tem que ser analisando pela administração.
O parlamentar José Roberto continuou sua fala pontuando que é responsabilidade da Secretaria de Obras a fiscalização das obras realizadas pela DESO. Pediu à Secretaria de Cultura que tome providencias para que todos os músicos e artistas sejam assistidos em tempos de coronavírus. Pediu também a Secretaria de Obras para que se possa fazer limpeza na rua José Xavier Correia no Bairro Serrano. Disse que pediu esclarecimento para que encaminhe aos vereadores os relatórios dos recursos que foram gastos com o combate ao vírus, bem como as informações dos recursos gastos no matadouro. Disse que os Itabaianenses têm muitos representantes no governo e não estão tomando ações em prol de nossa cidade, por fim, questionou quando os testes rápidos serão adquiridos em nossa cidade.
A vereadora Ivoni Lima de Andrade falou do ocorrido na última segunda-feira, quando ela foi ver os leitos de retaguarda e foi barrada. Pontuou que o hospital tem leitos para os primeiros socorros. Por fim, fez uma lista de perguntas para a Secretaria de Saúde de nosso município, para entender a eficiência dos novos leitos, além de realizar o relato de todos os gastos do município.
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00