No grande expediente da sessão de hoje, 07/07, o vereador José Roberto fez uso da tribuna para afirmar sobre a necessidade de refletir a respeito das medidas que estão sendo tomadas para combater a COVID-19. Afirmou, também, que o Prefeito de Itabaiana mentiu em uma rádio de Aracaju ao afirmar que já ocorreu mais de 10 mil testes no município. “Na minha opinião, é necessário que o Governo do Estado e o Município de Itabaiana reflitam melhor sobre a situação. É preciso fazer testes, é preciso pensar no povo. Se as pessoas tiverem noção que estão contaminadas, vão ficar em casa”, finaliza.
Em seguida, o parlamentar José Virtuozo pontuou que acredita que a necessidade é na verdade de ocorrer uma maior fiscalização, de modo que as pessoas sejam até mesmo abordadas por estarem, por exemplo, na rua a noite. Em seguida, informou que o abrigo estará aberto para todos que quiserem visitar, mas sem se aproveitar de determinados momentos para praticarem sensacionalismo.
Fazendo referência às falas de José Virtuozo e José Roberto, o parlamentar Wagner Menezes, fez uso da tribuna para pedir que o povo reflita sobre as medidas que precisam tomar para prevenir o COVID-19. “Vocês, eu, os órgãos públicos, sempre usamos nosso meios de comunicação para conscientizar as pessoas, mas muita gente não segue. Cada um precisa fazer sua parte”, pontua. Por fim, Wagner Menezes reclamou das rodovias do estado que possuem muitos buracos o que dificulta muito a vida de todos.
O vereador Moisés Mendonça Mota iniciou sua fala pontuando que lamenta muito que a situação do Coronavírus avançou a esse ponto. Em seguida, realizou diversas críticas a situação do CEASA em Itabaiana, em especial porque, para ele, com o CEASA a feira estaria em outro local e por consequência ocorreria a diminuição dos casos de COVID-19. Por fim, reclamou das estradas do estado.
Também falando sobre estradas e CEASA, o parlamentar Marcos Oliveira fez uso da tribuna para lembrar que há meses falava da situação do CEASA e foi alvo de críticas. Agora, percebe-se a necessidade dele inclusive no combate a COVID-19. Marcos também abordou as dificuldades da pandemia, em especial porque o Hospital Regional de Itabaiana não conta com estrutura para suprir a demanda. Finalizou pontuando que, em razão da precariedade do hospital, o Hospital de Campanha do município está trabalhando até as 21h.
O vereador Sinvaldo Gois realizou diversas críticas a gestão municipal, principalmente no que se diz respeito ao uso dos recursos públicos. “Ele está usando o dinheiro para lavar ruas. Isso não existe. Precisamos de mais ações para combater o vírus. Os gestores, os secretários, todas vocês precisam ter mais coração. O povo precisa de cuidado e não de ser destratado como vocês fazem”, finaliza.
A presidente da Câmara, Ivoni Andrade, fez uso da tribuna para falar sobre o Posto de Saúde do povoado Terra Dura, que está sem médico há 5 meses. Esclareceu que todos os anos vai até o Conselho Tutelar com sede na Moita Formosa solicitar sua plena utilização, afinal, acredita que a região possui essa necessidade. Solicitou, por fim, a higienização correta contra o Coronavírus na Secretaria de Finanças do Município, uma vez que muitas pessoas estão infectadas e podem contrair o vírus.
O parlamentar Paulo Messias fez críticas a uma entrevista concedida pelo Prefeito Valmir de Francisquinho, na qual o mesmo afirmou que já realizou 10 mil testes, o que, para ele, é mentira. Esclareceu também que a preocupação deve ser com todos, inclusive pela vida dos idosos.
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00