Na Sessão de hoje, 13/08, o parlamentar Sinvaldo Góis parabenizou o vereador Wagner Menezes pelo aniversário. Em seguida, denunciou que há 5 meses a Associação Itabaianense dos Universitários não recebe o repasse das subvenções e que se continuar assim, provavelmente vai fechar. Informou, também, que foi procurado pelos Agentes de Coleta de Lixo que relataram que a Gestão está impedindo que eles descansem, mesmo que minimamente, durante o expediente.
Rebatendo o pronunciamento de Sinvaldo Góis, o vereador Moisés Mendonça iniciou sua fala. Para isso, ele listou diversas obras que foram realizadas na Gestão atual e das que estão acontecendo no momento. “Acho complicado que o parlamentar fique utilizando de questões pessoais para atingir pessoas aqui na tribuna. Eu posso mostrar e provar o que estamos fazendo pelo bem do povo Itabaianense. Isso é compromisso assumido. Não sou covarde, respeito todo mundo, mas preciso também que me respeitem”, finalizou.
Antes de iniciar sua fala, o vereador Wagner Menezes foi amplamente parabenizado pelo aniversário. Todos se referiram a ele com muito carinho, ressaltando sua parceria e solicitude. Logo depois, Wagner Menezes solicitou mais respeito e calma por parte de Sinvaldo Góis, que, segundo ele, por vezes se excede. Ressaltou, ainda, a competência da Gestão atual em realizar tantas obras em relativamente pouco tempo. “As pessoas estão atentas. Hoje o trabalho está sendo valorizado”, pontuou.
O parlamentar José Virtuozo criticou os assessores que apenas criticam a situação. Para ele, essas críticas são infundadas. “Tenho a consciência tranquila do meu trabalho prestado. Não olho lado A ou B, eu ajudo e pronto. Tenho serviço prestado. Estou muito contente com a finalização da Casa de Passagem, que foi uma luta minha. Eu venho pagando um preço muito caro por defender essa causa, mas defendo e me preocupo verdadeiramente”, argumentou.
O parlamentar Marcos Oliveira fez uso da tribuna para esclarecer que o repasse estabelecido para a Associação Itabaianense dos Universitários é para custear combustível, logo, não pode ser destinado para outra finalidade. “O prefeito não pode correr o risco de responder por improbidade, destinando recurso para outra finalidade. Porém, recomendo que o presidente da AIU converse com o prefeito para que ocorra uma nova proposta de remanejamento desse recurso”, argumentou. Por fim, questionou se quem utilizou o CEASA para crescer politicamente estará do lado do povo ou não nesse momento de atrito.
Resgatando o mesmo assunto da Sessão anterior, o vereador José Roberto cobrou a entrega do kit da merenda escolar para os alunos, um posicionamento sobre a UPA 24h, sobre a insalubridade dos servidores e o aumento do número de testagem da COVID-19. Relatou que está sendo cobrado sobre a quadra do bairro Sítio Porto, que foi inaugurada recentemente, porém, está em péssimas condições. Pontuou, ainda, que a população está reclamando da falta de alguns remédios nos postos de saúde e do grande número de lixo nos povoados do município. Por fim, agradeceu ao povo Itabaianense a participação massiva na live que anunciou os pré-candidatos de seu grupo político.
A presidente Ivoni Andrade, em seu pronunciamento, esclareceu que busca ser justa em suas ações enquanto gestora desta Casa Legislativa. Esclareceu que a Associação Itabaianense dos Universitários não está vinculada a grupo político nenhum. “São nossos orgulhos, são pessoas que estão entrando na universidade e vão desenvolver Itabaiana. Eles já conversaram com o Prefeito, porém, sem retorno nenhum. Espero que o Gestor repense e converta o recurso que seria destinado ao combustível, para que a instituição consiga utilizar para outras finalidades”, argumentou. Por fim, a vereadora trouxe uma demanda da população nas redes sociais, que cobrou políticas de humanização do trânsito e de mobilidade urbana, especialmente para tornar a cidade inclusiva.
O vereador João Cândido Sobrinho relatou que recebeu duas solicitações populares. Uma delas foi a retirada de entulho e limpeza na Rua Serapião Antônio de Góis, a outra foi voltada ao Povoado Taboca, onde os taxistas estão sem querer trafegar, em função dos buracos na estrada. Reclamou que muitas coisas são realizadas em Itabaiana por capricho, a exemplo da construção de uma lombada sem sinalização que causou acidentes. Cobrou sensibilidade do prefeito, de modo que a questão da Associação Itabaianense dos Universitários seja resolvida. Solicitou, também, a prestação de contas dos recursos que chegaram para combater a pandemia. Pediu, também, que todos os vereadores subscrevam uma solicitação ao Deputado Laércio Oliveira para que ele seja favorável a aprovação da Lei do Gás, que, segundo o parlamentar, vai gerar muito emprego e renda.
O vereador Fábio de Jesus pontuou que, como estão em pandemia, as associações podem, como sugestão, negociar a diminuição do aluguel. Colocou-se à disposição dos comerciantes quanto a questão do CEASA, argumentando que espera que todos os parlamentares estejam ao lado do povo nesse momento. Lembrou que, na Sessão anterior, solicitou a criação de um Código de Ética para evitar agressões verbais. “Já passei por situações horríveis e acho que cada um deve responder por seus atos”, finalizou.
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00