A Sessão do dia 26 de fevereiro de 2009, inicia-se com a presença dos vereadores, Os Senhores Vereadores, Heleno de Tavares da Mota (Presidente), José Francisco de Andrade (1º Secretário), Ivoní Lima de Andrade (2º Secretária), Fábio de Jesus, José Teles de Mendonça, João Cândido Sobrinho, José Carlos Gois, Olivier Ferreira das Chagas, Arivaldo de Rezende e Valmir dos Santos Costa.
Leitura do Material
Requerimento – Vereador José Teles de Mendonça.
Requer que seja encaminhada a Exmª Secretária de Infra-Estrutura, pedindo informações sobre a paralisação da reforma do SESP.
Requerimento – Vereador José Francisco de Andrade.
Requer ao Governo do Estado a solicitação de ajuda estrutural na implantação da sinalização horizontal e vertical do trânsito na Cidade de Itabaiana.
O Vereador José Francisco de Andrade levantou o assunto “segurança pública” que fora discutido em sessões anteriores, solicita que haja uma atenção maior do Governo do Estado para sinalizar o trânsito da Cidade de Itabaiana. Lembrando a importância que Itabaiana tem em relação ao desenvolvimento estadual. Pedindo participação nos temas abordados pelo Vereador José Francisco, o Parlamentar João Candido reforça o pedido de atenção do governo do estado para sinalizar de caráter urgente o município, levando em conta que o índice do acidentes no trânsito tem aumentado de forma muito visível.
João Candido Sobrinho lembra com muita ênfase o trabalho prestado pelo portal Itnet para o município. Diante dos acidentes que têm ocorrido nos arredores de Itabaiana o mesmo solicita a atenção da casa parlamentar para que seja reivindicada uma central de atendimento do SAMU na Cidade de Itabaiana, para poder atender a região com mais rapidez e qualidade. E fazendo proveito da palavra também pede uma explicação ao município a respeito de verbas direcionadas a Ass. Olímpica, que ainda não foram aprovadas na presente casa e estão sendo veiculadas pela impressa como aprovadas.
O Vereador José Teles solicita uma explicação municipal sobre a demora da entrega da obra de reforma do SESP, que se encontra parada. Lembra que a participação da Empresa JGR é de extrema importância e não deve sofrer perseguição nas licitações públicas realizadas pelo Município de Itabaiana. O vereador João Cândido reforça a reivindicação lembrando que a perseguição a Empresa JGR causou de forma direta a paralisação da obra do SESP. E lembra a importância que tem o SESP para população e que não deve ficar sem funcionamento por tanto tempo.
O assunto mais debatido do dia de hoje foi a segurança do trânsito no município, que foi tratado pelo Vereador José Teles com extrema atenção, onde reivindica uma ação urgente, punindo os maus elementos que andam empinando motos na cidade, e que não respeitam a própria cidade.
Com a palavra o Vereador Valmir dos Santos Costa lembra que já se iniciou na cidade um trabalho de educação do trânsito e no dia 02 de março os agentes de trânsito começarão a multar. Levando em conta estas ações pede que antes de começar a multar deve-se dar um prazo para que a população que anda em atraso com os órgãos responsáveis pela fiscalização se regularize, e não sejam penalizados por uma falta de educação, que outrora deveria ter começado.
O vereador Olivier Chagas do PT, abre sua participação na sessão do dia 26 de fevereiro de 2009, fazendo menção honrosa aos Srs. Pedro Francisco de Andrade, mais conhecido como Pedro de Xico, falecido em 06/02/2009 e José Alves de Andrade, mais conhecido como Zé de Pixitita falecido em 17/02/2009. Em seguida abordou novamente sobre a importância do programa Pró-Jovem, e de seu empenho junto à coordenação deste programa para remanejar o atendimento para as escolas localizadas em regiões mais carentes, tais como a invasão e o bairro Miguel Teles. Outro tema que foi abordado e recebido por seus pares de oposição de forma calorosa foi a matéria publicada em um blog de grande acesso que trazia como tema "Ex-prefeita acionou justiça para penhorar casa de idoso", isto lhe causou grande indignação, porque a imprensa tratou a coisa pública como coisa pessoal, pois em nenhum momento na gestão irrepreensível da Ex-prefeita Maria Mendonça a mesma perseguiu ou usou de sua autoridade para punir de forma pessoal qualquer cidadão, sendo assim se manifestou em defesa da Srta. Maria Mendonça, por entender que o uso da mídia para denegrir a pessoa da Ex-prefeita foi um ato de covardia. "Não devemos confundir um ato administrativo com picuinhas pessoais e todo aquele que o faz corroborar para o declínio moral de nossa cidade". Finalizando sua participação na tribuna, o vereador abordou o desrespeito diário das instituições bancárias de nossa cidade, pois mesmo tendo uma legislação que orienta a cerca do tempo de atendimento e da disponibilização de instalações sanitárias para o publico ainda assim podemos ver o descaso destas instituições com seus clientes e até mesmo com seus funcionários, onde de forma abusiva sobrecarrega seus colaboradores que mesmo com total dedicação, não correspondem à demanda de atendimento, promovendo assim horas de filas e super-lotação das agências, isto sem falar nos caixas automáticos que vivem quebrados ou sem dinheiro disponível, e chamou a atenção para os altos lucros divulgados periodicamente."Estou inconformado com tal postura e devemos questionar legalmente esta posição mesquinha dos bancos em nossa cidade, pois Itabaiana é uma cidade lucrativa para estas instituições, e deve ser tratada com respeito".
O Vereador Arivaldo de Rezende faz registro nessa casa sobre as devidas obrigações do Conselho Tutelar, que de forma muito frequente tem se esquivado das suas obrigações, e deixando as ruas cheias de menores, que de forma abusiva pede dinheiro em pontos específicos da cidade.
Após o término de todos os pronunciamentos na sessão, o Presidente encerra as atividades desse dia.
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00