A Sessão do dia 30 de abril de 2009 se inicia com a presença dos vereadores: Heleno de Tavares da Mota (Presidente), José Francisco de Andrade (1º Secretário), Ivoní Lima de Andrade (2º Secretária), Fábio de Jesus, José Teles de Mendonça, João Cândido Sobrinho, José Carlos Gois, Olivier Ferreira das Chagas, Arivaldo de Rezende e Valmir dos Santos Costa.
Nesta data a Secretária de Saúde, Maria Lurdes Machado Bispo, convidada através do vereador Valmir dos Santos Costa.
A mesma vem explanar a organização de sua equipe e mostrar as ações que tem feito para melhorar a situação do município, bem como sanar as dificuldades encontradas em uma rede administrativa que ainda está apenas começando. Durante a apresentação, a secretária mostra dados informativos que mostram a estrutura que foi encontrada pela atual administração, e melhorias que já forem feitas em toda rede de saúde.
A mesma fez um prestação de contas de sua gestão desde o dia 01 de janeiro de 2009.
Sabatina:
Vereador –
Após apresentação, a secretária foi sabatinada, pelos vereadores começando pelo autor do requerimento, o vereador Valmir dos Santos, que inicia agradecendo a apresentação e informando que o intuito do requerimento é para pedir esclarecimento sobre a falta de médicos e medicamentos (principalmente o remédio “Capitopril”), em alguns postos da zona rural, e exclama que ainda hoje pela manhã esteve visitando os postos de saúde e ainda encontra-se com falta de medicamentos, o mesmo diz que não concorda com a afirmação da secretária de falar que na gestão de Maria havia um descaso com a saúde, o mesmo afirma que durante a gestão passada ele visitava os postos da zona rural ,vendo que estavam funcionando regularmente, que vai de encontro com as informações prestadas.
Lurdes –
Em respostas às perguntas do Vereador, a secretária explica que a falta de remédios se dá em relação à falta de tempo para poder agir na regularização dos mesmo, em resposta à afirmação de antes haver remédio e hoje ainda não haver, a secretária diz que não falou de como funcionava antes mais sim de como ela encontrou a casa, e todas as providência em relação a compra de medicação já foram providenciadas, e está sendo executado um plano de governo para poder gastar o necessário, e não haver desperdício do dinheiro público.
A mesma afirma que nunca ninguém conseguirá atender a procura por completo, mas os esforços têm sido aplicados em função de uma melhoria. Também diz que a situação da disponibilização de medicamentos na gestão anterior era discriminatória, e apenas entregue a pessoas que eram eleitores de Maria.
Valmir –
Em defesa o vereador Valmir dos Santos Costa, fica muito triste com esta última afirmação, e diz que não conhece este tipo de discriminação, e pede para desarmarmos os palanques eleitorais.
Lurdes –
Durante a apresentação a secretária afirmou que 75 mil reais em medicamentos foram incinerados, pois estavam vencidos.
João Cândido –
Dando continuidade, o vereador João Cândido, diz que as afirmações feitas dizendo que não encontraram médicos e medicamentos que foram incinerados, são informações que não consistentes, o mesmo diz que a secretária está fazendo um palanque político, apresentando erros não comprovados da gestão passada.
Lurdes –
A secretaria se defende, afirmando que já foram tomadas ações para poder resolver os assuntos inacabados da gestão passada ,e que as Clínicas deixadas por Maria só não estão em pleno funcionamento devido a irregularidades deixadas pela gestão passada.
Após as explicações, a mesma foi questionada pelo vereador José Teles de Mendonça e outros vereadores fazendo questionamento sobre as informações que atingem a antiga administração, e em resposta sempre permanece dizendo que as ações estão sendo tomadas para solucionar os problemas, e que não houve tempo suficiente para poder satisfazer todas as melhorias de que o município precisa.
Fazendo participação, a situação foi representada por Fábio e Arivaldo de Resende, que além de parabenizar as ações da Secretária de Saúde, confirmam suas palavras.
Dando andamento às atividades regulares da Câmara de Vereadores, o Presidente desta casa agradece a presença da Secretária e da início a ordem do dia.
Por Samuel da SilvaMapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00