A Sessão do dia 11 de Maio de 2009 se inicia com a presença dos vereadores: Heleno de Tavares da Mota (Presidente), José Francisco de Andrade (1º Secretário), Ivoni Lima de Andrade (2º Secretária), Fábio de Jesus, José Teles de Mendonça, João Cândido Sobrinho, José Carlos Gois, Olivier Ferreira das Chagas, Arivaldo de Rezende e Valmir dos Santos Costa.
Atendendo ao requerimento do vereador Olivier Ferreira das Chagas, o Secretário de Estado da Saúde Rogério Carvalho, que começa sua apresentação com alguns comparativos do sistema de saúde de outros países com o sistema de saúde do Brasil, e explica as ações e investimentos feitos durante a gestão atual e mostra com detalhes do planejamento do Governo Estadual com a característica de poder integralizar os serviços de atendimento ao cidadão fazendo com que os municípios não só atendam pessoas de sua localidade, mas também qualquer cidadão brasileiro independente de sua origem ou moradia estar localizada no município. Também faz uma explicação sobre os investimentos do Governo do Estado para com a saúde de Sergipe. Explica que ainda este ano estará sendo feito um investimento de aproximadamente 200 milhões para melhoria da saúde e do atendimento a população de forma adequada e satisfatória para a população.
Após sua apresentação o mesmo foi submetido a perguntas dos vereadores começando com o vereador José Francisco de Andrade.
O Vereador o parabeniza falando de suas ações e competência em sanar ou tentar resolver os problemas pertinentes à área da saúde. Também fala da intenção do município em requerer a implantação de um banco de sangue na cidade, e também fala que hoje existe uma superlotação nos leitos da capital, mas no interior existem muitos leitos vazios.
O Secretário responde que o que falta no interior é a tecnologia aplicada à disponibilidade dos leitos. Como o interior não comporta tal tecnologia, fazendo com que os tratamentos especializados sejam direcionados à capital, afirma também que esta realidade está mudando com a implantação de UTI, em cidades como Lagarto, Itabaiana entre outras. O mesmo fala das críticas feitas com relação à abertura de concursos públicos no Rio e São Paulo, e responde a critica, explicando que não existe demanda de médico especializados no Estado de Sergipe.
O vereador José Carlos Gois fala que sabe da capacidade e potencial do Secretário, e pede informações da resolução das deficiências do atendimento médico na cidade de Itabaiana dando foco ao final de semana que a falta de médicos e atendimento especializados. Lembra que a clínica SEMED tem sido exemplo no interior, e pergunta se existe alguma ação referente à SEMED para poder aumentar o atendimento, também pergunta quando estará pronta a reforma do Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno.
Em resposta o Dr. Rogério Carvalho diz que a falta de médico é um realidade nacional, e diz que existe um falta de demanda em todo estado, mais e explica que o maior problema é que os médicos que na maioria das vezes não têm especializações adequadas para atendimento de certas áreas.
O vereador Olivier Ferreira das Chagas como autor do requerimento, agradece a aprovação do mesmo, e diz que isso demonstra maturidade e vontade dos demais vereadores em resolver problemas pertinentes às dificuldades da saúde, e agradece a presença do secretário e sua disponibilidade em prestar explicações.
Dando continuidade aos questionamentos o vereador João Cândido também fala, pedindo explicações sobre a mudança da base do SAMU para Aracaju, e a demora para o término da construção de clínicas que foram captadas na antiga gestão.
O Dr. Rogério responde dizendo que a centralização não causa problemas nem demora no atendimento, mas admite que falta um pouco de calor humano no atendimento e diminuição do protocolo de atendimento, que foi criado com a intenção de diminuir os trotes, que são frequentes no atendimento. O mesmo fala que vai estudar a hipótese de ajudar a criação de um centro de Oncologia em Itabaiana.
O Vereador Valmir dos Santos Costa parabeniza a presença do secretário, e pede respostas sobre a criação das clínicas da Família em Itabaiana.
O Dr. Rogério Carvalho explica que a criação unificação das clínicas tem que existir, pois acaba com as clínicas com baixa qualidade de atendimento.
A Vereadora Ivoní explica que a demora para finalizar a obra do SESP se dá por causa de irregularidades administrativas da gestão passada.
Em resposta a pergunta o Secretário diz que a administração da obra é de inteira responsabilidade da prefeitura, e diz que o governo não fez convenio com Maria ou Luciano, mas sim com o Município de Itabaiana, e como a execução da obra é impessoa,l depende do atual gestor concluir a obra e prestar contas da mesma.
O Presidente Encerra a sessão
Por Samuel da Silva
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00