
Na sessão ordinária desta terça-feira, 4 de fevereiro de 2024, o presidente da Câmara, Breno Góis, declarou aberta a sessão e convidou o vice-presidente, Fernando Carvalho, para realizar a leitura da ata da sessão anterior. Após a leitura, a ata foi colocada em discussão. Como não houve interesse em debatê-la, foi submetida à votação e aprovada por todos os presentes.
Em seguida, o presidente solicitou ao 1º secretário a leitura das entradas do dia.
Em seguida, o Tenente-Coronel Anselmo, ao lado do Comandante do GETAM, 1° Tenente Hilmar, apresentou dados que evidenciam a expressiva redução da criminalidade na cidade, com destaque para homicídios e roubos de motos. Os avanços são fruto de investimentos em viaturas, armamentos e capacitação das forças de segurança, além de parcerias entre a Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal. Anselmo também ressaltou o impacto social de projetos como o Judô, Criança Feliz e a Corrida Solidária, que ajudam a integrar jovens ao esporte. O compromisso é manter e expandir essas iniciativas para garantir uma Itabaiana mais segura.
Na ordem do dia, encontravam-se inscritos para fazer uso da palavra:

- Breno Góis (PL)
Iniciou seu pronunciamento agradecendo os 2.572 votos recebidos, bem como seu pai, o ex-vereador Vardo da Lotérica, seu irmão e compadre Ninho de Vardo, além de toda a sua família, pelo apoio e empenho durante a campanha, bem como a cada itabaianense que lhe confiou o voto e acredita no seu trabalho.
Breno utilizou a tribuna para rebater falas infundadas proferidas em um programa de rádio, no qual foram feitas falsas afirmações sobre os valores dos repasses recebidos. Ele expôs os valores reais, assim como os benefícios concedidos durante sua gestão, incluindo o recente aumento nos subsídios de todos os parlamentares da Casa. Breno defendeu o diálogo entre os colegas parlamentares para que soluções sejam alcançadas em prol da coletividade e informou que colocará em votação um projeto para reduzir os subsídios de todos os parlamentares.

- Anderson Pereira (PSD)
Iniciou seu pronunciamento parabenizando sua filha, Maria Clara, pela passagem de seu aniversário. Em seguida, Anderson indagou o motivo pelo qual o repasse que a Câmara recebe está diferente do aprovado na LOA. Anderson informou que protocolou um requerimento para saber a razão de o repasse estar abaixo do aprovado. Ele fez cobranças referentes às subvenções colocadas para votação, assim como questionou o atraso de três meses no pagamento da subvenção à Associação dos Universitários. Finalizando sua fala, Anderson cobrou melhor sinalização no que diz respeito aos nomes de ruas e placas de sinalização, principalmente nos nomes de ruas aprovados pela Câmara Municipal.

- Ivoni Lima (MDB)
Iniciou seu pronunciamento repudiando a falta de um representante do Poder Executivo na abertura dos trabalhos da Casa, considerando, segundo ela, uma falta de respeito tanto com a população quanto com a Câmara Municipal de Itabaiana, que tem sua representatividade ferida.
Em seguida, Ivoni abordou o tema da campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”, que destaca a importância do diagnóstico precoce de doenças neurológicas e da leucemia, do acesso a tratamentos adequados e do suporte às famílias que lidam com essas condições. Falando sobre segurança pública, Ivoni cobrou a instalação de postos policiais também nos povoados, visando reforçar a segurança da população nessas áreas.

- José Amâncio (PP)
Iniciou seu pronunciamento falando sobre uma visita que fez ao Povoado Agrovila. Segundo Amâncio, uma caixa d’água no local está em sérios riscos de desabamento, podendo causar um acidente grave. Amâncio revelou que está levando o caso a todos os órgãos competentes para que o problema seja resolvido o quanto antes, evitando, dessa forma, uma tragédia. Ele reafirmou seu compromisso com a população, deixando seu gabinete de portas abertas para receber as demandas de todos os cidadãos e trabalhar em prol do povo, independentemente de lado político.

- Alex Henrique (União Brasil)
Iniciou seu pronunciamento agradecendo a todos que fazem parte de sua assessoria jurídica pelo excelente trabalho realizado e informou que, no dia anterior, 5 de fevereiro, saiu mais uma decisão favorável para a manutenção de seu mandato. Alex ressaltou as constantes vitórias nos âmbitos judiciais, mantendo sua ficha limpa e seu mandato ativo. Ele também parabenizou Érica Mitidieri pelo projeto "Prato do Povo", um programa do Governo de Sergipe que oferece refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade social, garantindo acesso a uma alimentação adequada e nutritiva.

- Edivaldo Oliveira (PT)
Iniciou seu pronunciamento expondo a necessidade da convocação de um responsável pelo DNIT, para que seja cobrado, principalmente no que diz respeito aos acessos à cidade de Itabaiana, devido ao alto número de acidentes. Ele destacou a importância da apresentação de soluções e da melhoria das vias sob competência do DNIT.

- Roosevelt Santana (PSDB)
Iniciou seu pronunciamento trazendo explicações sobre o problema abordado pelo colega vereador Amâncio, referente à caixa d’água que oferece riscos de desabamento, colocando vidas em perigo. Roosevelt entrou em contato com os órgãos responsáveis e trouxe informações sobre o problema. Ele explanou que existe um TAC firmado, pelo qual a Deso ficou responsável pela demolição da caixa d’água com estrutura condenada e que já solicitou aos órgãos competentes uma solução o mais rápido possível.
Após os pronunciamentos, os projetos em pauta foram votados. Não havendo mais assuntos a serem discutidos, a sessão foi encerrada, e outra foi convocada para o dia 11 de fevereiro de 2025.