Passando para o grande expediente da sessão ordinária da terça-feira, 05, fazendo uso da tribuna, os vereadores manifestaram boas vindas aos presentes, além das colocações particulares sobre assuntos distintos e abordagens comuns de melhorias para a cidade e para o povo.
O edil José Roberto Oliveira dos Santos, ‘Zé Roberto imperador’ (SDD), fez seus agradecimentos particulares e falou da sua convicção de missão cumprida. “Começamos hoje o segundo período do legislativo de 2014 desta Casa, convicto de missão cumprida no primeiro período legislativo, porque nessa Casa desenvolvemos nossas atividades parlamentares com determinação, com personalidade, com humildade, mas também com responsabilidade”, ponderou o parlamentar que também fez menção às obras executadas pela atual administração do executivo de Itabaiana e falou diretamente aos colegas vereadores e funcionários da Casa, requerendo da oposição que as diferenças partidárias fossem esquecidas, lutando pelo melhor para a cidade e para o povo.
Já Roosevelt Santana (PSB), desejou um bom reinício de trabalho, no qual “as discussões sejam travadas no plenário da Câmara, mas que no final sejam de interesse da coletividade”. Falou sobre matéria jornalística que chamou a atenção e o deixou assustado, a qual abordou, segundo o mesmo, falso interesse do prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa (PR), em acabar com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da cidade serrana, levando à sessão plenária informações que descredibilizam o informativo, a exemplo do aumento no número de agentes de trânsito, bem como aquisição de veículos de transporte para a instituição, acréscimo de salário, valor disponível para licitação a ser utilizado em empreendimentos no trânsito da cidade, dentre outras, solicitando, assim, publicamente, ao secretário de comunicação do Município, Anderson Christian, que fosse enviada nota de esclarecimento ao veículo de comunicação responsável pela publicação, manifestando, inclusive, a sua responsabilidade em solicitar do novo responsável pela SMTT de Itabaiana, Coronel Vieira, que se faça presente à Câmara para maiores abordagens.
Outra colocação de Roosevelt foi sobre o retorno das atividades na Assembleia Legislativa que, por conta do período eleitoral, reiniciou os trabalhos com número reduzido, ocasião em que parabenizou a deputada estadual Maria Vieira de Mendonça que mesmo candidata esteve presente.
Paulo Messias Santos (PMDB), o vereador ‘Escovinha’, em seu pronunciamento na tribuna, registrou suas boas vindas aos companheiros, como também foi solícito para com o colega João Cândido Sobrinho (PSB) em virtude do acidente sofrido. Escovinha registrou que fora procurado por moradores do bairro Miguel Teles de Mendonça afirmando situação de abandono nas ruas da referida localidade e cobrando da administração municipal que as providências sejam adotadas. Outra exigência foi a verificação da situação do posto de saúde e da quadra do bairro acima mencionado, além de calçamento e drenagem na travessa Francisco Alves de Oliveira, no bairro Bananeiras.
Arivaldo de Rezende (PP), ‘Vardo da Lotérica’, desejou boa recuperação ao vereador João Cândido, parabenizou a promotoria pública pela decisão de impedimento da realização da Micarana nas imediações da Maternidade São José e do Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, alegando que tal providência deveria ter sido adotada anteriormente. Ainda utilizando-se da tribuna, o vereador parabenizou presidentes anteriores pelos serviços prestados frente à Câmara.
No uso da palavra, Olivério Chagas (PT) fez apanhados das falas de alguns parlamentares, despontando críticas diretas a atual administração municipal, citando vias da cidade que eram calçadas e atualmente se encontram em situação de despavimentação. Outro ponto abordado foi referente ao ‘fim da Micarana’, além da situação do trânsito na cidade nos fins de semana, bem como reprodução e indagação de informação veiculada na imprensa sergipana que trata de valor financeiro supostamente emprestado a liderança política que postula cargo maior em Sergipe.
Prosseguindo, Ivoni Andrade (PMDB) fez suas saudações solicitando ética e integridade no exercício do segundo período do legislativo, ante o comprometimento enquanto representantes dos munícipes. Tratou do recebimento dos certificados do Programa ‘Mulheres Mil’ por parte das mulheres dos povoados Taboca, Dendezeiro e Carrilho pelo avanço conquistado. Informou da má qualidade das estradas de acesso ao povoado Carrilho, solicitando da bancada situacionista que possam ser efetuadas melhorias em virtude de a localidade receber um intenso tráfego por conta de ali estar instaurada uma associação castanheira. Sobre a Micarana, a parlamentar lamentou o ‘fim do evento’, alegando a satisfação popular em vestir abadás. Outra queixa foi sobre o salário dos conselheiros tutelares e da falta de segurança, enfatizando suas felicitações ao governador do estado pela convocação de candidatos aprovados no concurso público para a polícia militar. Requereu a união dos colegas, enfatizando a sua preocupação particular para com a situação da segurança no município serrano.
Em seu pronunciamento, o parlamentar João Cândido Sobrinho (PSB) afirmou acerca de sua apreensão para com o nível dos debates da oposição na Casa Legislativa, afirmou da busca de recursos por parte do prefeito municipal em sanar as problemáticas abordadas pelo colega Paulo Messias, informando da existência de projeto em empresa para pavimentação de 4.400m no bairro Bananeiras. A realização de algumas obras foram evidenciadas.
José Teles de Mendonça (SDD) tratou da adesão por parte do vereador Carlos Wagner Ferreira (PSDB) ao bloco situacionista, abordou a situação da SMTT em Itabaiana, narrando a trajetória do Órgão desde a exigência de sua criação por parte do Ministério Público, até a criação do projeto e atuais melhoramentos investidos na Superintendência. Informou que a Micarana não deixou de existir, mas que por determinação judicial apenas mudou de lugar sendo custeada pelo Município. Manifestou-se sobre provocações diretas, pedindo que não haja direcionamentos de termos agressivos, mas que sejam versados termos técnicos no tocante à administração.
José Carlos de Santana (PTC), ‘Zomas’, citou a satisfação particular, assim como da população de Itabaiana, em ter um candidato a governo filho do município. “Itabaiana merece. Itabaiana se orgulha desse candidato”, destacou Zomas. O suplente em exercício fez questão de cobrar dos colegas que temáticas realmente importantes sejam retratadas.
Edilene Barros dos Santos (PSL), vice-presidente da mesa diretora, após saudar os presentes, rogou a proteção divina no retorno para que haja união dos trabalhos em prol do desenvolvimento da cidade, afirmando a necessidade de que a campanha seja permeada por ideias, por objetivos e que picuinhas políticas possam ser esquecidas e projetos sejam apresentados. Parabenizou o atual prefeito pelo início da operação tapa buracos no bairro Marianga, além do pagamento do piso dos agentes de saúde. Discorreu sobre o compromisso do eleitor para com a responsabilidade social do voto, corroborando que política se faz quando se discute e busca melhorias.
Passando para a ordem do dia e declarando não haver projetos, seguindo para as explicações pessoais sem que houvesse oradores inscritos, o presidente encerrou a sessão ordinária convocando outra para o dia e na forma regimental.
Iane Gois
DRT 1458/Se
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00