ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Vereadores levam o tema ‘Saúde Pública’ à tribuna

13.Ago.2014

Parlamentares se pautaram em matéria jornalística exibida em rede nacional, na qual foi denunciada a falta de macas nas ambulâncias por conta do improviso como leitos hospitalares comuns.


Na sessão ordinária da terça-feira, 12, o Plenário Vereador Olímpio Arcanjo de Santana, na Câmara Municipal de Itabaiana, foi local para explanações sobre a saúde pública, vez que emissora nacional de televisão abordou a temática em denúncia direta à situação no estado de Sergipe, destacando a falta de macas nas ambulâncias por conta do improviso como leitos hospitalares comuns.

 

De acordo com o vereador José Teles (SDD), as lamentáveis circunstâncias se fazem a nível de Brasil, contudo, em Sergipe, a falta de investimentos por parte do Estado tem agravado o caso, uma vez que a insuficiência de acomodações é perceptível. “É necessário que se dê outras obras ao estado, mas é muito mais importante que ele fortaleça os hospitais regionais do estado de Sergipe”, falou Teles em referência aos trabalhos prestados pelo governador Jackson Barreto (PMDB) e consequente descaso para com a saúde.


Fazendo uso da palavra, na tribuna, o petista Olivério Chagas iniciou seu discurso mencionando o falecimento do cidadão itabaianense conhecido como ‘Zé Preto’, sendo solidarizado pelos demais colegas, a exemplo de Roosevelt Santana (PSB), que sugeriu apresentação de moção de pesar coletiva.


Quanto ao assunto da discussão, Chagas concordou com José Teles afirmando que a condição da saúde pública realmente não está bem, mas que a complexidade da pasta deve ser avaliada e entendida, destacando que os questionamentos não devem ser feitos exclusivamente na esfera estadual, mas também na municipal.


Para José Carlos (Zomas - PTC) a justificativa do problema está na preocupação dos gestores estaduais com as eleições. “Eles estão dormindo. A preocupação agora é com as eleições”, falou. E seguiu alertando sobre a tentativa, por parte de candidatos, de obter votos mediante a prestação de favores.


Utilizando o gancho dos discursos anteriores, Edilene Barros (PSL) fez alguns esclarecimentos, a exemplo da criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e chamando a atenção para uma avaliação do passado, para a resolução dos problemas quando se tem determinação e vontade no serviço público. Outro ponto colocado foi a carência na BR235, na altura do cruzamento da Avenida Zefinha de Capitulino, observando a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para com a área, vez que vários acidentes já aconteceram.


Segundo João Cândido Sobrinho (PSB), a reportagem retrata a real falta de respeito para com o cidadão, que por mais que tente ser justificada é um verdadeiro descaso. “Os avanços conseguidos a nível federal não foram vestidos à caráter”, falou. “O Estado não está cumprindo o seu papel”, completou.

 

Parabenizando os colegas pelo assunto escolhido, Ivoni Andrade (PMDB) defendeu que avanços na saúde foram conquistados com o atual governo, citando como exemplo o aumento na quantidade de leitos hospitalares.


Estiveram visitando a Casa Legislativa o prefeito Valmir dos Santos Costa (PR), secretários municipais, além do advogado Lucas Cardinalli.

 

Iane Gois

DRT1458/Se

 

 

13.Ago.2014
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo