ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

SESSÃO ORDINÁRIA EM 14/06/2016

17.Jun.2016

Realização em 14/06/2016


JOSÉ TELES - Destacou a posse da nova secretária municipal de educação, Matilde Santana, bem como a presença do ministro dos transportes, Maurício Quintella, na Festa do Caminhoneiro, quando o parlamentar solicitou a disposição de passarelas nos Kms 43 e 53 da BR-235. Sobre a festa, José parabenizou os organizadores e o gestor municipal pela organização, afirmando que "foi um sucesso extraordinário". No quesito segurança pública, enalteceu o trabalho realizado pelas policias civil e militar, ao tempo em que lamentou e justificou a ausência na procissão de Santo Antônio.

 

ARIVALDO DE REZENDE - Parabenizou o colega José Teles pela solicitação feita ao ministro, afirmando que já havia feito indicações similares para que, em gestões municipais anteriores, o serviço fosse executado. Reconhecendo o trabalho em segurança pública que fora feito durante a festa da cidade, parabenizou as policias pelo desempenho.

 

EDILENE BARROS - Disse que aquele era um momento de comemorar o sucesso da Feira do Caminhão, destacando a participação pacífica do público e o comprometimento da Secretaria de Segurança Pública ao assegurar os esforços necessários pela garantia de um evento dem registro de incidentes relevantes.

ROOSEVELT SANTANA - Falou da realização do programa social "Na Boleia com Saúde", realizado pelo Município, por meio da pasta que tem à frente a Secretária Andrea Mendonça, sugerindo que o Estado "abrace" a ideia e garanta assistência similar aos caminhoneiros sergipanos. Aproveitando, ressaltou a Moção de Congratulação à deputada Maria Mendonça em virtude do Projeto de Lei que torna Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe a Bienal do Livro de Itabaiana e a Festa do Caminhoneiro. Cumprimentou as polícias pelo sucesso da atuação, assegurando que nenhum incidente tirasse o brilhantismo da 51ª Festa do Caminhoneiro.

 

IVONI ANDRADE - Reconheceu que a festa reuniu um grande público, mas atentou para que tal fato é consequência da ausência de festas na cidade, o que, de acordo com ela, leva as pessoas a aproveitar a oportunidade. Falou que a disposição dos banheiros químicos precisa ser revista, uma vez que as pessoas estavam lanchando e no chão a urina escorria livremente. Voltou a frisar a ausência de medicamentos nos postos de saúde, apresentando receituário médico de cidadã que buscou diariamente, por tempo determinado, um remédio específico que deve ser concedido nas unidades básicas, mas que não tem.

 

OLIVÉRIO CHAGAS - Disse que o sucesso da festa se deve ao fato de, por conta da crise, as pessoas estarem sem condições de gastar em eventos particulares, ressaltando "o óbito" da Micarana, do Agroshow, bem como o "encolhimento" da Feira do Caminhão, que já não recebe grandes marcas, a exemplo do que ocorria há alguns anos. O sucesso da festa é apenas pelas apresentações artísticas, segundo ele. Enfatizou e lamentou o corrido com o cantor Antonio O clone, que teve seu show reduzido, assim como criticou a iluminação pública na procissão de Santo Antônio.

 

JOÃO CÂNDIDO - Parabenizou o governo do Estado pela infraestrutura em segurança pública garantida na Festa, bem como o prefeito Valmir e equipe pela organização e sucesso do evento, destacando que as críticas de alguns colegas devem ser relevadas e que os mesmos deveriam adotar uma postura menos partidária, tendo em vista se tratar de uma comemoração que leva o nome da cidade aos quatro cantos do país. Por conta do sucesso, sugeriu que já se comece a pensar em um lugar maior para as próximas edições, vez que a Praça de Eventos já se tornou insuficiente para o grande público que passa todas as noites para prestigiar o festejo. Ainda sobre a Feira, Cândido registrou o seu repudio no tocante a flanelinhas que chegaram de outras cidades e lotearam os espaços públicos, cobrando valores exorbitantes por estacionamento, problema que deve ser minunciosamente estudado para que se evite em outras ocasiões. Aparteado por Olivério, foi sugerido que se crie uma Lei para regulamentação da atividade, através da qual uma empresa fique responsável pela atuação e parte dos recursos arrecadados seja repassada a entidades beneficentes locais.

 

DAVID MOTA - Abordou a quebra de acordo da Prefeitura com o cantor Antonio O Clone, afirmando que assim como Samyra, o artista foi desrespeitado, fato justificado por um acordo feito com a polícia militar no tocante ao horário estabelecido para o final da festa. Reafirmou as críticas feitas por Ivoni em relação à disposição dos banheiros químicos próximos às barracas de lanches, assim como sobre a questão da liberação de bebidas na festa. Levou a público o fato de uma criança que foi premiada com uma bicicleta na carreata mirim, dizendo que o menino foi impedido de resgatar o prêmio por conta da ausência da mãe no momento. "O bilhete dele foi rasgado e ele não pode mais participar dos sorteios". Em aparte, José Teles sugeriu que a situação seja contorna comprando uma bicicleta e entregando à criança.

 

PAULO MESSIAS - Parabenizou os caminhoneiros e fiéis de Santo Antônio pela demonstração de paz, destacando a falha na revista do público durante a festividade, motivo pelo qual, de acordo com ele, muitas pessoas reclamaram. Fez indicação para que sejam adotadas providencias em relação a buracos nas imediações de posto de combustível, onde uma devota tropeçou na procissão.

 

MOACIR SANTANA - Regstrou a posse da esposa Matilde Sanatana como Secretária Municipal de Educação em Itabaiana (SE), agradecendo a presença dos colegas parlamentares na solenidade. Destacou a conquista do título que declara a Festa do Caminhoneiro Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe que, segundo ele, se deu graças aos esforços da deputada Maria Mendonça. Finalizou abordando o brilhantismo do evento e os reflexos positivos alcançados no turismo e na economia local.

 

 

 

17.Jun.2016
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo