O presidente José Roberto abriu a sessão e deu início ao pequeno expediente com a leitura da ata pelo 2º secretário Roosevelt Santana, sendo aprovada por unanimidade dos presentes. Iniciando o grande expediente com os oradores inscritos. O presidente informou que se ausentaria e deixou a vereadora Edilene Barros presidindo a sessão.
José Teles (PR): parabenizou os advogados pelo seu dia. Falou dos benefícios que a gestão municipal tem levado aos povoados, com a manutenção das estradas, destacando o Povoado Murici que também foi agraciado. O parlamentar disse que nos últimos 20 anos, não houve uma gestão tão próxima do homem do campo. Desejou aos vereadores um pleito eleitoral tranquilo, pautado no respeito mútuo e equilíbrio.
Moacir Santana (PSL): parabenizou os advogados e estudantes pela data comemorativa, dizendo que todas as profissões têm o seu devido valor e cada uma exerce sua função digna. Foi aparteado por Edilene Barros que corroborou com as felicitações falando da importância do advogado e do estudante. Moacir reforçou a importância de se investir maciçamente em Educação e defendeu uma melhor distribuição tributária para os municípios. Também parabenizou o prefeito Valmir dizendo que ele valorizou o homem do campo, levando o sistema de abastecimento para aqueles que não possuíam água encanada em suas casas, além de outras melhorias na zona rural do município.
Ivoni Andrade (PMDB): reiterou a fala de José Teles sobre a proximidade do pleito eleitoral. Disse que ainda há muito a melhorar nas estradas da zona rural, que muitas ainda estão precárias. Citou o Povoado Pé-do-Veado, dizendo que este foi pouco agraciado com obras e que tinha ouvido questionamentos de moradores sobre sua pavimentação. Em aparte, José Teles disse que já no primeiro ano da gestão do prefeito Valmir, iniciou-se uma luta em busca de benefícios para o povoado e que ele acompanhou alguns engenheiros e arquitetos medindo a localidade na época. O parlamentar explicou que foi constatada pela equipe técnica da Secretaria de Obras, a necessidade de demolir uma parte do muro do cemitério por este não estar no local correto segundo as normas do projeto, tapando a visão da estrada, o que atrasou a segunda etapa da obra. Disse que tem acompanhado a obra desde o início e espera que seja resolvida essa questão.
Edilene aparteou dizendo que a solicitação da praça no povoado foi uma manifestação popular, uma indicação dela atendida pelo prefeito, que a obra deixará o povoado mais iluminado e os moradores estão satisfeitos. Ivoni retomou questionando os vereadores da situação se eles tinham alguma posição sobre o andamento da obra do Posto de Saúde do Bairro Bananeiras. Falou da demora na entrega da reforma da escola do Povoado Carrilho e alegou que tem recebido reclamações de diversos moradores pelo fato dos alunos estarem tendo aulas de forma improvisada numa garagem. José Teles justificou dizendo que as obras as empresas entram no processo de licitação e depois colocam dificuldades para concluir as obras, usando o pretexto da crise econômica. Mas garantiu que a gestão municipal está cobrando o andamento das obras para que sejam logo entregues a população.
Ivoni disse que os moradores da 2ª etapa do Conjunto Recanto da Serra se sentem abandonados, por causa da má condição das estradas, do matagal e falta de iluminação, que há mais de um ano cobrou providências e nada foi feito até agora. Criticou a paralisação da obra da creche do Bairro Queimadas e a gestão da Secretaria de Planejamento. David aparteou afirmando que recebeu denúncias sobre a licitação do Centro de Iniciação ao Esporte e estava aguardando receber algumas provas para detalhar mais o caso. Ivoni retomou dizendo que espera ver esta obra concluída e criticou o prefeito alegando que ele não tem compromisso com as pessoas carentes exemplificando com o fechamento do CAIJI e do 2º distrito do Conselho Tutelar.
João Cândido (PSB): Justificou seu atraso na sessão por estar participando da comemoração do dia dos pais em uma creche do município. Falou do bom atendimento das creches do município expressado pelos pais das crianças em uma comemoração na qual ele esteve presente. Parabenizou a direção dos Centros Educacionais pelo bom trabalho desenvolvido com carinho para com as crianças. Moacir aparteou parabenizando o tema, por ser pertinente ao dia do estudante e estendeu os parabéns ao prefeito por lutar e viabilizar a contrapartida para a obra de três novas creches. Lamentou a paralisação da obra de três creches devido à crise do Governo Federal, dizendo que é preciso investir mais em políticas públicas para as crianças. Cândido divulgou o convite para a comemoração do dia dos pais da Escola de Educação Infantil John Leno Cunha da Mota, do Bairro Sítio Porto que foi enviado para todos os vereadores, e finalizou sua fala dizendo que essa escola é um motivo de orgulho para o município por ter o padrão FNDE e ser uma das obras inauguradas nesta gestão.
Não havendo nenhum orador inscrito para uso da palavra e explicação pessoal e nenhuma pauta de votação na ordem do dia, a vice-presidente Edilene Barros encerrou a sessão, convocando a próxima para o dia 16/08.
Vereadores presentes: Carlos Vagner Ferreira de Santana (PR), Edilene Barros dos Santos (PSL), Ivoni Lima de Andrade (PMDB), João Cândido Sobrinho (PSB), John David Torres Mota (PSD), José Teles de Mendonça (PR), José Moacir Santana (PSL), José Roberto de Oliveira Santos (PP), Olivério Ferreira das Chagas (PT), Paulo Messias Santos (PMDB) e Roosevelt Alves de Santana (PSB).
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00