O presidente José Roberto declarou aberta a sessão autorizando o 1º secretário João Cândido para fazer a leitura da ata anterior, sendo aprovada por unanimidade. No pequeno expediente foi lido o convite do I Ciclo de Palestras sobre Sanidade Animal. No grande expediente o presidente pediu que fosse feito um minuto de silêncio em virtude da morte dos jogadores do time da Chapecoense e houve o uso da palavra dos seguintes vereadores:
José Teles (PR)- saudou o vereador eleito Virtuoso presente na galeria. Lamentou a tragédia de avião que causou a morte de jogadores do time da Chapecoense. Falou da entrega das novas máquinas adquiridas pelo município e do carro que fará a manutenção dos postes de iluminação. Destacou a presença do senador Eduardo Amorim e do deputado federal Fábio Reis na solenidade. Disse que Itabaiana tem sido destacada pela mídia sergipana como um exemplo modelo de administração pública. Finalizou parabenizando o prefeito Valmir dos Santos Costa pelo seu aniversário.
Roosevelt Santana (PSB)- também lamentou a morte dos jogadores do time da Chapecoense. Parabenizou o prefeito pelo seu aniversário. Lamentou a saída do tenente do 3º BPM de Itabaiana e disse que o Governo do Estado precisa encarar a segurança pública com responsabilidade.
Arivaldo de Rezende (PMDB)- disse que este será o seu último mandato como vereador e que sempre votou a favor do povo. Cobrou a substituição de quatro lâmpadas que estão queimadas em postes próximos a Delegacia. Relatou que próximo à rua de sua residência há um acúmulo de lixo e cobrou do prefeito que sejam tomadas providências. Parabenizou o Corpo de Bombeiros e o SAMU pela agilidade em combater o incêndio ocorrido em um caminhão na cidade. Criticou as leis que os deputados federais têm defendido citando como exemplo a proibição da vaqueijada e a obrigatoriedade do uso dos faróis acesos durante o dia nos veículos.
Edilene Barros (PSL)- falou do falecimento de seu sogro José Alves dos Santos, conhecido popularmente por "Zé de Dona", e agradeceu a solidariedade prestada por seus amigos nesse momento doloroso pelo qual sua família está passando. Agradeceu ao prefeito por ter decretado luto oficial durante três dias em homenagem ao falecido e emocionada disse que o considerava como um pai. Foi aparteada por José Teles e Roosevelt Santana que se solidarizaram com a colega e lamentaram o falecimento do seu sogro, destacando-o como uma personalidade ilustre que contribuiu para o desenvolvimento de Itabaiana.
Olivério Chagas (PT)- prestou sua solidariedade a vereadora Edilene, disse que sentia um misto de dor e dever cumprido, destacando que teve a satisfação de conhecer Zé de Dona, um cidadão digno e honrado que contribuiu significativamente para o crescimento de Itabaiana. Destacou o aniversário do Colégio Estadual Murilo Braga, eleito uma das sete maravilhas de Itabaiana, e disse que dentre as atividades de comemoração da data, está havendo uma exposição do Museu do Rio São Francisco na AABB. Comunicou aos colegas que no dia 15/12 haverá a entrega dos títulos às sete maravilhas de Itabaiana e externou sua satisfação em ver o projeto de sua autoria plenamente executado. Criticou o presidente Michel Temer pelo escândalo político envolvendo os ministros da Casa Civil e da Cultura, e o classificou como traidor e ilegítimo. Disse que a PEC 55 irá travar os investimentos em Educação e Saúde por 20 anos e levar o país ao retrocesso. Em aparte, Roosevelt disse que as gravações entre Geddel não são mais vergonhosas que os escândalos de corrupção do PT. Disse que também é contra a PEC 55, mas que viu muitos que estão ocupando as escolas se calarem diante dos desmandos do Governo do Estado contra os estudantes, a exemplo da paralisação do transporte escolar.
Carlos Vagner (PR)- relatou que esteve na FM Itabaiana discutindo sobre a necessidade da implantação de um HEMOSE em Itabaiana. Disse que estará engajado em uma campanha com a coleta de assinaturas. Parabenizou o prefeito pelo seu aniversário e pela entrega nas novas máquinas adquiridas pelo município. Finalizou lamentando a tragédia ocorrida com o time da Chapecoense.
Ivoni Andrade (PMDB)- agradeceu a presença dos moradores da Travessa Josué Menezes na galeria do plenário. Também lamentou o acidente de avião ocorrido com os jogadores. Pediu aos vereadores que se unam para impedir a instalação de uma torre da Vivo na Travessa Josué em virtude dos riscos à saúde dos moradores que a torre pode acarretar, por ser próxima as residências. Em aparte, Edilene disse que é pertinente a reivindicação dos moradores, mas que não existe uma lei municipal que regulamente a instalação de torres repetidoras de sinal. Sugeriu que o caso fosse notificado ao Ministério Público para que houvesse um aparo jurídico.
Na ordem do dia foi submetido a segunda votação o Projeto de Lei nº 187/2016, sendo aprovado por unanimidade e em votação única o Projeto de Decreto Legislativo 36/2016, aprovado por unanimidade.
Na explicação pessoal, não houve orador inscrito, sendo assim o presidente declarou encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 01/12.
Vereadores presentes: Arivaldo de Rezende (PMDB), Carlos Vagner Ferreira de Santana (PR), Edilene Barros dos Santos (PSL), Ivoni Lima de Andrade (PMDB), João Cândido Sobrinho (PSB), José Roberto Oliveira dos Santos (PP), José Teles de Mendonça (PR), Olivério Ferreira das Chagas, Paulo Messias Santos (PMDB) e Roosevelt Alves de Santana (PSB).
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00