No grande expediente da sessão desta terça-feira, 30/05, o líder da bancada de oposição, vereador Gustavo Santana (PMDB) usou a tribuna para fazer algumas cobranças à administração municipal. O parlamentar iniciou o seu pronunciamento falando sobre a inauguração do Shopping Peixoto que será no dia 08/06, destacou a importância desse empreendimento para o município e sugeriu que os parlamentares encerrassem a sessão mais cedo no dia e fossem prestigiar a inauguração.
Em seguida, o parlamentar fez algumas críticas à administração municipal. Relatou que um conselheiro tutelar foi candidato a vereador pelo município e teve que se licenciar com direito a remuneração, mas, o prefeito até o momento não efetuou o pagamento dos três meses em que o conselheiro esteve afastado, mesmo após a Justiça ter determinado o pagamento. Disse que a administração municipal deixa o Conselho Tutelar a mercê da sorte e desvaloriza a categoria.
Falou sobre a manifestação feita pelos alunos do Povoado Rio das Pedras reivindicando melhorias na escola, afirmando que as escolas encontram-se abandonadas pela gestão municipal. Disse que a escola do Povoado Mandeme foi desativada e está sendo usada para fins particulares. Falou que o coordenador da Defesa Civil fez pouco caso de uma reivindicação sua e postou nas redes sociais que indicação de vereador da oposição não tem relevância.
Em aparte, Moisés Mota defendeu a gestão municipal das críticas de Gustavo, citando obras já realizadas. Gustavo finalizou relatando que visitou o Bairro Bananeira e notou que há diversas ruas sem saneamento básico. Ressaltou que a educação precisa de uma atenção mais específica da gestão municipal e a saúde clama por melhorias, pois está em condições precárias.
Arivaldo de Rezende (PMDB) cobrou melhorias na pavimentação de algumas ruas que estão esburacadas e falou sobre as indicações de sua autoria solicitando melhorias ao Poder Executivo. Sinvaldo Góis (PMDB) falou sobre o descaso na saúde pública municipal. Afirmou que em 2016 sobrou 6 milhões de reais em recursos da Secretaria Municipal de Saúde. Disse que isso é inaceitável, pois a população encontra-se sem atendimento médico e falta remédios, destacando que o Ministério Público recebe denúncias diariamente. O parlamentar também questionou o motivo da obra do Centro de Iniciação ao Esporte, localizada no Loteamento Luiz Gonzaga, estar paralisada. Disse que já foi repassado mais de 60% dos recursos para a conclusão da obra e nada foi feito. Cobrou melhorias nas estradas vicinais dos povoados, citando a ponte do povoado Várzea do Gama, que segundo o vereador está em ruínas.
Ivoni Andrade (PMDB) usou a tribuna para cobrar da atual gestão melhorias na educação municipal e ativação das quadras esportivas. Em seu pronunciamento a vereadora ressaltou que para se obter bons resultados na educação, além da dedicação dos professores, pais e alunos é necessário um bom ambiente escolar com funcionamento de quadras esportivas que ajudam na diminuição da evasão escolar. A parlamentar destacou que as quadras foram projetos pelos quais ela lutou na gestão do ex-prefeito e hoje deputado estadual Luciano Bispo Lima, mas que a nova gestão não abraçou esse projeto desativando as quadras e aumentando a evasão escolar.
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00